Perdido uma imagem caracterizante

Perdido uma imagem caracterizante
não sei para onde vou, sei o que fui

sábado, 2 de abril de 2011

Audiovisuais- 1ª aula de Cinema

Visualização de um power point com conceitos básicos a ver com o CINEMA.

Invenção do Cinema:
A 28 de Dezembro de 1895, houve a 1ª sessão de cinema pelos irmãos Auguste e Louis Lumiérè, com um aparelho inventado por eles chamado Cinematografo.

irmãos Lumiérè
Cinematoscópio:
o cinematoscópio foi uma invenção do norte-americano Thomas Alva Edison de 1890, que usava "filme perfurado" (patente que se manteve ate aos dias de hoje) no interior de uma máquina. 

A persistência Retiniana:
 o conceito de persistência retiniana é conhecido por a fracção de segundos que a imagem fica na nossa cabeça depois de desaparecer.

Escala de Planos: 
A escala de planos é uma escala que usa a figura humana para dimensionar a realidade inserida no enquadramento (área do visor da câmara).


Plano de Pormenor – Enquadra um pormenor do corpo humano ou de um objecto.


Muito Grande Plano – Enquadra o corpo humano desde o meio da testa até ao queixo. 





Grande Plano – Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até aos ombros do personagem. Pretende mostrar a cara do personagem revelando com intensidade as suas expressões.





Plano Próximo – Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até à linha do peito. Estabelece uma proximidade em relação a um objecto ou a uma personagem.





Plano Médio – Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até à linha da cintura. Não revela ainda grande parte do ambiente envolvente, convertendo o personagem no centro das atenções.


Plano Americano – Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até aos joelhos.




Plano de Conjunto - Enquadra mais do que um personagem, mas não chega ao plano geral (totalidade das figuras). É um plano revelador dos pormenores da acção dos personagens e parcialmente do ambiente envolvente.




Plano Geral – Enquadra o corpo humano desde o cimo da cabeça até aos pés. Permite situar o personagem no espaço dramático envolvente.


Plano Muito Geral – Enquadra a totalidade do corpo humano mais o espaço envolvente. Permite uma visão bastante ampla do ambiente em redor do (s) personagem (ns).


Língua escrita e linguagem de audiovisuais:
à palavra- corresponde- o plano
à frase- corresponde- a cena
ao paragrafo- corresponde- a sequência

A junção de planos dá a cena e quando se termina a cena faz se a sequência. O produto final é, de certa forma, como um texto que deve fazer sentido para o público com o qual queremos comunicar.

Nota: 
Plano: unidade básica de linguagem audiovisual com significado.
Cena: conjunto de planos com sentido dentro do mesmo espaço dramático.

Cena: Onde? Quem? O quê?




Composição:

Definida a dimensão do plano (enquadramento), analisamos a disposição dos elementos dentro do enquadramento, aquilo que está mais próximo ou mais afastado do observador. Geralmente considera-se três níveis de composição de imagem:
  • o que está em primeiro plano (o que está mais próximo do observador);
  • o que está em segundo plano (aquilo que se encontra por detrás do primeiro plano);
  •  por último o plano de fundo (geralmente é o cenário).


Uma regra que ajuda a manter o equilíbrio na composição da imagem, é a regra dos terços. Esta regra considera que se dividirmos o enquadramento em três partes iguais, tanto na horizontal como na vertical encontram-se os pontos fortes da imagem.


A perspectiva: 
A perspectiva está relacionada com a altura em que se posiciona a câmara em relação ao tema enquadrado.

Perspectiva normal- quando a câmara se localiza ao nível do olhar de pé, quer dizer, o olhar da personagem está ao mesmo nível da câmara.


Perspectiva é um picado - quando a câmara está numa posição superior àquilo a que se filma, inclinada para baixo, em direcção ao chão. Se um personagem é visto de cima parece mais pequeno e dominado. O picado reduz a figura humana.


Perspectiva é um contra picado -quando a câmara está numa posição inferior àquilo a que se filma, inclinada para cima, em direcção ao céu. Se um personagem é filmado em contra picado, aparece engrandecido em relação ao observador. O contra picado sobrevaloriza a figura humana.


Os movimentos de câmara: 

Os planos podem ser fixos, quando não existe movimento da câmara ou terem movimento. Quando isso acontece, podemos efectuar panorâmicas, travellings ou zoom.

Panorâmicas - sempre que se executam movimentos para a esquerda, direita, para cima ou para baixo, mas 
com a câmara montada num tripé fixo.





















Travelligs - quando a própria câmara se desloca, seja sobre calhas, ou sobre rodas. (travelling in - aproxima ; 
travelling out - afasta).


Designa-se Zoom à ilusão de movimento criado pela utilização da objectiva zoom (possue distância focal variável). Zoom in - aproxima a imagem , ou fecha o enquadramento ; zoom out - afasta a imagem ou abre o enquadramento).

Movimento de câmara à mão - movimentos criados pela utilização da câmara à mão ou no ombro, e é caracterizado pelas oscilações típicas do andar e pela grande liberdade de movimentos.


Raccords 

Há quem considere o cinema a arte da elipse e do raccord. O conceito de raccord que remonta aos inícios do cinema, define-se como tudo aquilo que assegura continuidade, de plano para plano, dentro de um filme.

Exemplo de raccord de acção:
mudança de plano geral para plano próximo ( o corte é feito na acção, ou seja o personagem está na mesma posição, quando se muda de um plano aberto para um mais fechado). Isto cria o efeito de continuidade entre os planos.

Sem comentários:

Enviar um comentário